Simbologia das cinzas da cremação.
Nessa terrível pandemia do Corona vírus, já morreram milhões de pessoas, no mundo todo!!! E ainda morrem milhares todos os dias!!!
Meu filho mais velho – Fernando – faleceu de Covid no dia 18 de março de 2021, em Brasília, onde residia e trabalhava. Seu corpo foi cremado e as cinzas foram trazidas, para Belo Horizonte (sua terra natal), pela Adriana, sua esposa. Aqui em BH fizemos uma cerimônia íntima, de bênção das cinzas e, no dia seguinte houve o sepultamento da urna com as cinzas, no cemitério Parque Renascer (no dia 24 de junho de 2021).
A cerimônia da bênção das cinzas de uma cremação – do ponto de vista religioso – nos recorda que a vida na terra é passageira e que a vida definitiva está em outro plano. Ou seja, as cinzas simbolizam a transcendência da matéria para o espírito.
Bênção das cinzas da cremação – representam a última homenagem prestada ao Fernando, por sua esposa, seus irmãos e eu, sua mãe.
Mas, o que Jesus nos diz, através da Bíblia?
- Quando o corpo é sepultado, é um corpo mortal; mas quando for ressuscitado, será imortal.
- Quando é sepultado, é um corpo material; mas quando for ressuscitado, será um corpo espiritual.
- Jesus Cristo é o espírito que dá vida, vida eterna…
(baseado na primeira Carta de São Paulo aos Coríntios).
O que o próprio Jesus diz para nós, familiares do Fernando?
“Agora vocês estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.”
(através do evangelho de São João).
E ainda:
NÃO FIQUEM COM MEDO, POIS ESTOU COM VOCÊS; NÃO SE APAVOREM, POIS EU SOU O SEU DEUS. EU LHES DOU FORÇAS E OS AJUDO; EU OS PROTEJO COM MINHA FORTE MÃO.
EU SOU O SENHOR, O DEUS DE VOCÊS, EU OS SEGURO PELA MÃO E LHES DIGO: “NÃO FIQUEM COM MEDO, POIS EU OS AJUDO.”
(através do profeta Isaías).
E finalmente:
“Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa”.
(através do Evangelho de São João).
Pela nossa FÉ, sabemos/cremos que nossa alma é imortal e que, nas palavras do nosso amigo – o querido padre João Emílio Souza – o Fernando ressuscitou, logo após sua morte, pois cumpriu-se a promessa de Jesus, quando Ele nos diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá: e quem vive e crê em mim, nunca morrerá”.
(Evangelho de São João, capítulo 11, versículos 25 e 26).
Ao nosso saudoso e muito amado, Luiz Fernando – e a todos os que pereceram pela Covid 19, muita luz e muita paz, na certeza de que um dia nos encontraremos….