Ambrosia
- 1 litro de leite tipo A (para um resultado melhor, em termos de cremosidade).
- 100 g de açúcar (refinado ou cristal).
- 1 lata de leite condensado.
- 4 cravos.
- 2 ou 3 canelas em pau.
- 6 a 8 ovos (de preferência caipiras).
- Suco de meio limão.
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha.
- Raspinhas de limão (1 colher de sobremesa).
Escolha uma panela alta (para o leite não derramar, ao ferver) e que tenha fundo grosso, para o doce não agarrar.
Coloque o açúcar na panela e deixe caramelizar, sem amargar (isso é para dar uma cor bonita ao doce). Adicione o leite, o leite condensado e as especiarias. Deixe ferver por 10 minutos – em fogo baixo – para que a mistura fique saborizada e o leite não evapore muito.
Retire os cravos e os paus de canela.
Enquanto isso, quebre os ovos e peneire as gemas, pois a película deixa um cheiro desagradável de ovo cru e forma grumos, em contato com o leite quente.
Misture claras e gemas e bata ligeiramente.
Coloque esses ovos numa jarra de cozinha e jogue sobre o leite fervente, em movimentos circulares. Com o fogo bem baixo, verifique se os ovos cozinharam, SEM DEIXAR QUE ENDUREÇAM!!! Desligue o fogo.
Retire os ovos com uma escumadeira, corte os pedaços em tamanho médio e reserve.
Aqueça a mistura do leite novamente e, para dar o sabor característico de ambrosia, adicione as raspinhas de limão, o suco de meio limão e o extrato ou essência de baunilha (só uma colher de chá). Prove e verifique se precisa adicionar mais um pouquinho de açúcar. Adicione os ovos que deixou reservados e deixe cozinhar muito rapidamente, só para agregar sabor.
Gosto de colocar a panela dentro de uma bacia com água e vou mexendo até esfriar o doce. Dá trabalho, mas assim não forma nata e a consistência da ambrosia fica no ponto certo – nem rala, nem grossa demais.
A ambrosia deve ficar cremosa e os ovos bem macios.
Finalmente, leve para gelar em compoteira de vidro ou cristal, como nos velhos tempos…
Nota: esta receita de Ambrosia foi baseada numa receita gentilmente ofertada por uma amiga, Silvana Correa. Quem quiser conhecer o trabalho dela, em confeitaria artística, é só acessar @silscorrea, no Instagram. Muito obrigada, Silvana!!!